Ocorrência

ECT - Herbário da Embrapa Clima Temperado. Jabot - Banco de Dados da Flora Brasileira

Versão mais recente publicado em 1 de Abril de 2024
Este recurso não foi registrado pelo GBIF
Publication date:
1 de Abril de 2024
Published by:
No organisation
Licença:
CC-BY 4.0

Baixe a última versão do recurso de dados, como um Darwin Core Archive (DwC-A) ou recurso de metadados, como EML ou RTF:

Dados como um arquivo DwC-A download 9.937 registros em Portuguese (2 MB) - Frequência de atualização: mensalmente
Metadados como um arquivo EML download em Portuguese (9 KB)
Metadados como um arquivo RTF download em Portuguese (7 KB)

Descrição

O Herbário ECT está localizado na Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS. A coleção teve início a partir de espécimes de batata-silvestre (Solanum, Solanaceae) do banco ativo de germoplasma da Embrapa Clima Temperado em 1986. A partir de 2003, a coleção passou a ser incrementada com espécimes de outros bancos de germoplasma, inventários florísticos e vouchers de monografias, dissertações e teses realizadas na Embrapa ou em instituições parceiras. O herbário utilizou os acrônimos HCT, HECT e a partir de 13 de novembro de 2014, quando passou a integrar a Rede Brasileira de Herbários, o acrônimo adotado foi ECT. Em abril de 2016 o ECT foi cadastrado no Index Herbariorum. As exsicatas do acervo provêm, em sua maioria, do Rio Grande do Sul e Paraná. O principal foco é a região de clima temperado do sul do Brasil, nos biomas Mata Atlântica e Pampa. Na coleção estão principalmente espécimes testemunhos de acessos dos bancos ativos de germoplasma de batata-silvestre (Solanum, Solanaceae), frutas nativas do sul do Brasil (Arecaceae, Myrtaceae), espinheira-santa (Monteverdia, Celastraceae) e pimentas (Capsicum, Solanaceae). As principais famílias são Asteraceae, Poaceae, Solanaceae, Fabaceae e Celastraceae. A coleção de tipos nomenclaturais possui seis isótipos e 11 parátipos. O herbário possui sala com temperatura e umidade controladas para o acervo, antessala com computador, biblioteca e estereomicroscópio, além de sala de preparação compartilhada com o laboratório de Recursos Genéticos. O ECT faz intercâmbio de material com 12 instituições nacionais e amostras da coleção podem ser emprestadas a especialistas através de contato com o curador.

Registros de Dados

Os dados deste recurso de ocorrência foram publicados como um Darwin Core Archive (DwC-A), que é o formato padronizado para compartilhamento de dados de biodiversidade como um conjunto de uma ou mais tabelas de dados. A tabela de dados do núcleo contém 8.944 registros.

Também existem 2 tabelas de dados de extensão. Um registro de extensão fornece informações adicionais sobre um registro do núcleo. O número de registros em cada tabela de dados de extensão é ilustrado abaixo.

Occurrence (core)
8944
Identification 
6716
Multimedia 
6310

This IPT archives the data and thus serves as the data repository. The data and resource metadata are available for download in the downloads section. The versions table lists other versions of the resource that have been made publicly available and allows tracking changes made to the resource over time.

Versões

A tabela abaixo mostra apenas versões de recursos que são publicamente acessíveis.

Como citar

Pesquisadores deveriam citar esta obra da seguinte maneira:

Heiden G (2024). ECT - Herbário da Embrapa Clima Temperado. Jabot - Banco de Dados da Flora Brasileira. Version 1.50. No organisation. Occurrence dataset. https://ipt.jbrj.gov.br/jabot/resource?r=ect&v=1.50

Direitos

Pesquisadores devem respeitar a seguinte declaração de direitos:

This work is licensed under a Creative Commons Attribution (CC-BY 4.0) License.

GBIF Registration

Este recurso não foi registrado pelo GBIF

Palavras-chave

Occurrence; Specimen; Occurrence

Contatos

Gustavo Heiden
  • Provedor Dos Metadados
  • Originador
  • Ponto De Contato
Curator
Embrapa Clima Temperado - ECT
Rodovia BR 392, km 78, Caixa Postal 403
96010-971 Pelotas
RS
BR
Luís Alexandre Silva
  • Ponto De Contato
Database manager
Rio de Janeiro Botanical Garden
Rua Pacheco Leão 915
22460-030 Rio de Janeiro
RJ
BR

Cobertura Geográfica

Subtropical and temperate Brazil.

Coordenadas delimitadoras Sul Oeste [-82,701, -121,928], Norte Leste [40,778, 52,098]

Metadados Adicionais

Identificadores alternativos https://ipt.jbrj.gov.br/jabot/resource?r=ect