Ocorrência

BRBA herbarium - Universidade Federal do Oeste da Bahia - Herbário Virtual Reflora

Versão mais recente publicado por Instituto de Pesquisas Jardim Botanico do Rio de Janeiro em 1 de Janeiro de 2024 Instituto de Pesquisas Jardim Botanico do Rio de Janeiro
Publication date:
1 de Janeiro de 2024
Licença:
CC-BY 4.0

Baixe a última versão do recurso de dados, como um Darwin Core Archive (DwC-A) ou recurso de metadados, como EML ou RTF:

Dados como um arquivo DwC-A download 4.752 registros em Portuguese (728 KB) - Frequência de atualização: semanalmente
Metadados como um arquivo EML download em Portuguese (10 KB)
Metadados como um arquivo RTF download em Portuguese (8 KB)

Descrição

O herbário BRBA foi fundado em 2007, neste período tendo as siglas ICADS como código oficial, vinculado ao Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (ICADS) que pertencia à Universidade Federal da Bahia (UFBA). A partir de 2013 quando o campus passou a ser Universidade Federal do Oeste da Bahia (Lei 12.825/2013) o herbário mudou de sigla, herbário BRBA, vinculado então à nova Universidade Federal do Oeste da Bahia. Desde sua fundação, o herbário tem atuado na formação direta de vários profissionais na área Ambiental, nas áreas de Botânica, Anatomia Vegetal, Ecologia, Etnobotânica e Fitoquímica servindo como base para os principais estudos do curso de graduação em Ciências Biológicas e Química (existentes desde 2007) e principalmente ao curso de Pós-graduação em Ciências Ambientais da instituição (existente desde 2010). Após tornar-se uma nova instituição federal, a universidade abriu também novos cursos de graduação que atualmente também vêm utilizando o herbário como base em estudos científicos, como os cursos de Agronomia e de Farmácia (existentes desde 2014). Atualmente, o herbário conta com cerca de 7.000 espécimes com rotatividade moderada de recebimento de materiais provenientes de pesquisa e aulas didáticas dentro da própria instituição, assim como materiais recebidos por meio de permuta e empréstimos de outras instituições. As principais instituições de constante parceria são a Universidade Estadual da Bahia em Barreiras (UNEB/Barreiras), onde também há um curso de Agronomia e de Ciências Biológicas; da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB, herbário HUFRB); Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS, herbário HUEFS) e do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ, herbário RB). A localização geográfica do herbário também é muito favorável ao crescimento constante da coleção, o herbário BRBA está localizado em área de cerrado com transição para a Caatinga. Há diversas áreas de coletas próximas, principalmente remanescentes de áreas de cerrado e de caatinga, sendo também a única coleção representativa de toda região Oeste da Bahia.

Registros de Dados

Os dados deste recurso de ocorrência foram publicados como um Darwin Core Archive (DwC-A), que é o formato padronizado para compartilhamento de dados de biodiversidade como um conjunto de uma ou mais tabelas de dados. A tabela de dados do núcleo contém 4.752 registros.

Também existem 2 tabelas de dados de extensão. Um registro de extensão fornece informações adicionais sobre um registro do núcleo. O número de registros em cada tabela de dados de extensão é ilustrado abaixo.

Occurrence (core)
4752
Multimedia 
5128
Identification 
5086

This IPT archives the data and thus serves as the data repository. The data and resource metadata are available for download in the downloads section. The versions table lists other versions of the resource that have been made publicly available and allows tracking changes made to the resource over time.

Versões

A tabela abaixo mostra apenas versões de recursos que são publicamente acessíveis.

Como citar

Pesquisadores deveriam citar esta obra da seguinte maneira:

Rando J (2024). BRBA herbarium - Universidade Federal do Oeste da Bahia - Herbário Virtual Reflora. Version 1.101. Instituto de Pesquisas Jardim Botanico do Rio de Janeiro. Occurrence dataset. https://ipt.jbrj.gov.br/reflora/resource?r=brba&v=1.101

Direitos

Pesquisadores devem respeitar a seguinte declaração de direitos:

O editor e o detentor dos direitos deste trabalho é Instituto de Pesquisas Jardim Botanico do Rio de Janeiro. This work is licensed under a Creative Commons Attribution (CC-BY 4.0) License.

GBIF Registration

Este recurso foi registrado no GBIF e atribuído ao seguinte GBIF UUID: 99482781-3e53-4ab4-8463-3fbdd7b0888a.  Instituto de Pesquisas Jardim Botanico do Rio de Janeiro publica este recurso, e está registrado no GBIF como um publicador de dados aprovado por GBIF Brazil.

Palavras-chave

Occurrence; Specimen; Occurrence

Contatos

Juliana Rando
  • Provedor Dos Metadados
  • Originador
  • Ponto De Contato
Curadora
Universidade Federal do Oeste da Bahia
Rua Professor José Seabra Lemos, 316
Barreiras
BA
BR
Rafaela Forzza
  • Ponto De Contato
REFLORA - coordinator
Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Rua Pacheco Leão - 915
22460-030 Rio de Janeiro
RJ
BR
+552132042082
João Lanna
  • Originador
Data Manager
Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Rua Pacheco Leão - 915
Rio de Janeiro
RJ
BR

Cobertura Geográfica

Prioriza o oeste da Bahia onde há predomínio de vegetação de cerrado e algumas áreas de caatinga.

Coordenadas delimitadoras Sul Oeste [-15,327, -47,197], Norte Leste [-8,451, -40,034]

Metadados Adicionais

Identificadores alternativos 99482781-3e53-4ab4-8463-3fbdd7b0888a
https://ipt.jbrj.gov.br/reflora/resource?r=brba