オカレンス(観察データと標本)

EAC herbarium - Universidade Federal do Ceará - Herbário Virtual REFLORA

最新バージョン Instituto de Pesquisas Jardim Botanico do Rio de Janeiro によって公開 2024/01/01 Instituto de Pesquisas Jardim Botanico do Rio de Janeiro

DwC-A形式のリソース データまたは EML / RTF 形式のリソース メタデータの最新バージョンをダウンロード:

DwC ファイルとしてのデータ ダウンロード 70,832 レコード Portuguese で (9 MB) - 更新頻度: monthly
EML ファイルとしてのメタデータ ダウンロード Portuguese で (13 KB)
RTF ファイルとしてのメタデータ ダウンロード Portuguese で (10 KB)

説明

O herbário da Universidade Federal do Ceará foi fundado pelo Professor Prisco Bezerra em 15 de março de 1939, quando este ainda integrava o corpo docente da Escola de Agronomia do Ceará. Ele foi responsável pelas coletas iniciais de amostras vegetais oriundas de diferentes regiões e ecossistemas principalmente no território cearense. Sempre empenhado com a melhoria das condições de ensino e pesquisa, Dr. Prisco, posteriormente, passou a ocupar o cargo de Professor Titular do Departamento de Biologia em 1975, realizando a transferência do herbário para o referido departamento no ano de 1978. Após a aposentadoria do Dr. Prisco, o Departamento de Biologia decidiu homenagear o fundador do herbário, que a partir de então, passou a ser denominado Herbário Prisco Bezerra. Em 1981, esse herbário foi registrado internacional sob o acrônimo EAC no Index Herbariorum. Desde 2003, o Herbário EAC está inserido entre as Instituições Credenciadas como Fiel Depositário de Amostras de Componentes do Patrimônio Genético, junto ao Ministério do Meio Ambiente. O Herbário Prisco Bezerra (EAC) é a maior coleção botânica do estado do Ceará, sendo considerada uma referência tanto na região Nordeste como em todo o país. Tem como principal finalidade representar a diversidade da flora regional, através de amostras desidratadas de espécimes vegetais procedentes de diferentes localidades e de tipos de vegetação ocorrentes principalmente no estado do Ceará. As amostras oriundas de estudos taxonômicos, ecológicos, fitossociológicos e florísticos, entre outros, nos diferentes ecossistemas, podem fornecer importantes informações para subsidiar ações políticas para o manejo de espécies ameaçadas e conservação de áreas. As instalações do Herbário EAC compreendem uma área total de 300m2. O acervo abrange uma área de 164,84m2 adequadamente climatizada, onde constam 120 armários de aço individuais. As demais instalações físicas consistem em salas destinadas a 1) triagem de material botânico e secagem; 2) descontaminação; 3) registro, montagem e identificação taxonômica, 4) informatização e ainda, uma biblioteca. O acervo do Herbário Prisco Bezerra é composto atualmente por aproximadamente 62.900 amostras de plantas e a coleção de tipos por 196 amostras. Vale ressaltar que todo o acervo (100%) está digitalizado e 48185 amostras estão fotografadas e disponíveis on-line no REFLORA e em outras plataforma. Desde 2018 contamos com o sitio online do próprio EAC (https://herbario.ufc.br/), no qual apresentamos informações sobre a trajetória do herbário. Esse é o principal canal de divulgação dos estudos e projetos provenientes da coleção, sendo atualizado constantemente para expandir as fronteiras dessa informação para além de visitação in loco. Acreditamos que nestes mais de 80 anos de história, o Herbário Prisco (EAC) vem contribuindo fortemente para o conhecimento da flora brasileira e em especial do Ceará.

データ レコード

この オカレンス(観察データと標本) リソース内のデータは、1 つまたは複数のデータ テーブルとして生物多様性データを共有するための標準化された形式であるダーウィン コア アーカイブ (DwC-A) として公開されています。 コア データ テーブルには、70,832 レコードが含まれています。

拡張データ テーブルは2 件存在しています。拡張レコードは、コアのレコードについての追加情報を提供するものです。 各拡張データ テーブル内のレコード数を以下に示します。

Occurrence (コア)
70832
Identification 
76821
Multimedia 
71690

この IPT はデータをアーカイブし、データ リポジトリとして機能します。データとリソースのメタデータは、 ダウンロード セクションからダウンロードできます。 バージョン テーブルから公開可能な他のバージョンを閲覧でき、リソースに加えられた変更を知ることができます。

バージョン

次の表は、公にアクセス可能な公開バージョンのリソースのみ表示しています。

引用方法

研究者はこの研究内容を以下のように引用する必要があります。:

Loiola M I, Souza S S G D S, Nascimento H (2024). EAC herbarium - Universidade Federal do Ceará - Herbário Virtual REFLORA. Version 1.285. Instituto de Pesquisas Jardim Botanico do Rio de Janeiro. Occurrence dataset. https://ipt.jbrj.gov.br/reflora/resource?r=eac_herbarium&v=1.285

権利

研究者は権利に関する下記ステートメントを尊重する必要があります。:

パブリッシャーとライセンス保持者権利者は Instituto de Pesquisas Jardim Botanico do Rio de Janeiro。 This work is licensed under a Creative Commons Attribution (CC-BY 4.0) License.

GBIF登録

このリソースをはGBIF と登録されており GBIF UUID: c755bc4d-35da-4bf5-8026-53324410b17eが割り当てられています。   GBIF Brazil によって承認されたデータ パブリッシャーとして GBIF に登録されているInstituto de Pesquisas Jardim Botanico do Rio de Janeiro が、このリソースをパブリッシュしました。

キーワード

Occurrence; Specimen; Occurrence

連絡先

Maria Iracema Loiola
  • メタデータ提供者
  • 最初のデータ採集者
  • 連絡先
Curadora
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Ceará, Departamento de Biologia, Bloco 906, Campus do Pici
60440-900 Fortaleza
Ceará
BR
Sarah Sued Gomes de Souza Souza
  • 最初のデータ採集者
Técnica de Laboratório-Herbário
Universidade Federal do Ceará
Bloco 906, Campus do Pici, Nºs/n - Bairro: Pici
60440-900 Fortaleza
Ceará
BR
Hugo Nascimento
  • 最初のデータ採集者
Técnico
Universidade Federal do Ceará
Rafaela Forzza
  • 連絡先
Reflora coordinator
Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Rua Pacheco Leão 915
22460-030 Rio de Janeiro
RJ
BR
+552132042082

地理的範囲

A prioridade é o território cearense, mas temos coleções de vários estados brasileiro e até de outros países, como a Argentina

座標(緯度経度) 南 西 [-7.885, -41.616], 北 東 [-2.767, -37.178]

収集方法

説明がありません

Quality Control Correction of geographical coordinates and standardization of names of collectors and determinator.

Method step description:

  1. Step description

追加のメタデータ

代替識別子 c755bc4d-35da-4bf5-8026-53324410b17e
https://ipt.jbrj.gov.br/reflora/resource?r=eac_herbarium