Ocorrência

EAC herbarium - Universidade Federal do Ceará - Herbário Virtual REFLORA

Versão mais recente publicado por Instituto de Pesquisas Jardim Botanico do Rio de Janeiro em 1 de Janeiro de 2024 Instituto de Pesquisas Jardim Botanico do Rio de Janeiro
Publication date:
1 de Janeiro de 2024
Licença:
CC-BY 4.0

Baixe a última versão do recurso de dados, como um Darwin Core Archive (DwC-A) ou recurso de metadados, como EML ou RTF:

Dados como um arquivo DwC-A download 70.832 registros em Portuguese (9 MB) - Frequência de atualização: mensalmente
Metadados como um arquivo EML download em Portuguese (13 KB)
Metadados como um arquivo RTF download em Portuguese (10 KB)

Descrição

O herbário da Universidade Federal do Ceará foi fundado pelo Professor Prisco Bezerra em 15 de março de 1939, quando este ainda integrava o corpo docente da Escola de Agronomia do Ceará. Ele foi responsável pelas coletas iniciais de amostras vegetais oriundas de diferentes regiões e ecossistemas principalmente no território cearense. Sempre empenhado com a melhoria das condições de ensino e pesquisa, Dr. Prisco, posteriormente, passou a ocupar o cargo de Professor Titular do Departamento de Biologia em 1975, realizando a transferência do herbário para o referido departamento no ano de 1978. Após a aposentadoria do Dr. Prisco, o Departamento de Biologia decidiu homenagear o fundador do herbário, que a partir de então, passou a ser denominado Herbário Prisco Bezerra. Em 1981, esse herbário foi registrado internacional sob o acrônimo EAC no Index Herbariorum. Desde 2003, o Herbário EAC está inserido entre as Instituições Credenciadas como Fiel Depositário de Amostras de Componentes do Patrimônio Genético, junto ao Ministério do Meio Ambiente. O Herbário Prisco Bezerra (EAC) é a maior coleção botânica do estado do Ceará, sendo considerada uma referência tanto na região Nordeste como em todo o país. Tem como principal finalidade representar a diversidade da flora regional, através de amostras desidratadas de espécimes vegetais procedentes de diferentes localidades e de tipos de vegetação ocorrentes principalmente no estado do Ceará. As amostras oriundas de estudos taxonômicos, ecológicos, fitossociológicos e florísticos, entre outros, nos diferentes ecossistemas, podem fornecer importantes informações para subsidiar ações políticas para o manejo de espécies ameaçadas e conservação de áreas. As instalações do Herbário EAC compreendem uma área total de 300m2. O acervo abrange uma área de 164,84m2 adequadamente climatizada, onde constam 120 armários de aço individuais. As demais instalações físicas consistem em salas destinadas a 1) triagem de material botânico e secagem; 2) descontaminação; 3) registro, montagem e identificação taxonômica, 4) informatização e ainda, uma biblioteca. O acervo do Herbário Prisco Bezerra é composto atualmente por aproximadamente 62.900 amostras de plantas e a coleção de tipos por 196 amostras. Vale ressaltar que todo o acervo (100%) está digitalizado e 48185 amostras estão fotografadas e disponíveis on-line no REFLORA e em outras plataforma. Desde 2018 contamos com o sitio online do próprio EAC (https://herbario.ufc.br/), no qual apresentamos informações sobre a trajetória do herbário. Esse é o principal canal de divulgação dos estudos e projetos provenientes da coleção, sendo atualizado constantemente para expandir as fronteiras dessa informação para além de visitação in loco. Acreditamos que nestes mais de 80 anos de história, o Herbário Prisco (EAC) vem contribuindo fortemente para o conhecimento da flora brasileira e em especial do Ceará.

Registros de Dados

Os dados deste recurso de ocorrência foram publicados como um Darwin Core Archive (DwC-A), que é o formato padronizado para compartilhamento de dados de biodiversidade como um conjunto de uma ou mais tabelas de dados. A tabela de dados do núcleo contém 70.832 registros.

Também existem 2 tabelas de dados de extensão. Um registro de extensão fornece informações adicionais sobre um registro do núcleo. O número de registros em cada tabela de dados de extensão é ilustrado abaixo.

Occurrence (core)
70832
Identification 
76821
Multimedia 
71690

This IPT archives the data and thus serves as the data repository. The data and resource metadata are available for download in the downloads section. The versions table lists other versions of the resource that have been made publicly available and allows tracking changes made to the resource over time.

Versões

A tabela abaixo mostra apenas versões de recursos que são publicamente acessíveis.

Como citar

Pesquisadores deveriam citar esta obra da seguinte maneira:

Loiola M I, Souza S S G D S, Nascimento H (2024). EAC herbarium - Universidade Federal do Ceará - Herbário Virtual REFLORA. Version 1.285. Instituto de Pesquisas Jardim Botanico do Rio de Janeiro. Occurrence dataset. https://ipt.jbrj.gov.br/reflora/resource?r=eac_herbarium&v=1.285

Direitos

Pesquisadores devem respeitar a seguinte declaração de direitos:

O editor e o detentor dos direitos deste trabalho é Instituto de Pesquisas Jardim Botanico do Rio de Janeiro. This work is licensed under a Creative Commons Attribution (CC-BY 4.0) License.

GBIF Registration

Este recurso foi registrado no GBIF e atribuído ao seguinte GBIF UUID: c755bc4d-35da-4bf5-8026-53324410b17e.  Instituto de Pesquisas Jardim Botanico do Rio de Janeiro publica este recurso, e está registrado no GBIF como um publicador de dados aprovado por GBIF Brazil.

Palavras-chave

Occurrence; Specimen; Occurrence

Contatos

Maria Iracema Loiola
  • Provedor Dos Metadados
  • Originador
  • Ponto De Contato
Curadora
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Ceará, Departamento de Biologia, Bloco 906, Campus do Pici
60440-900 Fortaleza
Ceará
BR
Sarah Sued Gomes de Souza Souza
  • Originador
Técnica de Laboratório-Herbário
Universidade Federal do Ceará
Bloco 906, Campus do Pici, Nºs/n - Bairro: Pici
60440-900 Fortaleza
Ceará
BR
Hugo Nascimento
  • Originador
Técnico
Universidade Federal do Ceará
Rafaela Forzza
  • Ponto De Contato
Reflora coordinator
Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Rua Pacheco Leão 915
22460-030 Rio de Janeiro
RJ
BR
+552132042082

Cobertura Geográfica

A prioridade é o território cearense, mas temos coleções de vários estados brasileiro e até de outros países, como a Argentina

Coordenadas delimitadoras Sul Oeste [-7,885, -41,616], Norte Leste [-2,767, -37,178]

Métodos de Amostragem

Nenhuma descrição disponível

Controle de Qualidade Correction of geographical coordinates and standardization of names of collectors and determinator.

Descrição dos passos do método:

  1. Step description

Metadados Adicionais

Identificadores alternativos c755bc4d-35da-4bf5-8026-53324410b17e
https://ipt.jbrj.gov.br/reflora/resource?r=eac_herbarium