Ocorrência

UB - Herbário da Universidade de Brasília. Jabot - Banco de Dados da Flora Brasileira

Versão mais recente publicado em 1 de Março de 2024
Este recurso não foi registrado pelo GBIF
Publication date:
1 de Março de 2024
Published by:
No organisation
Licença:
CC-BY 4.0

Baixe a última versão do recurso de dados, como um Darwin Core Archive (DwC-A) ou recurso de metadados, como EML ou RTF:

Dados como um arquivo DwC-A download 278.073 registros em Portuguese (48 MB) - Frequência de atualização: mensalmente
Metadados como um arquivo EML download em Portuguese (30 KB)
Metadados como um arquivo RTF download em Portuguese (10 KB)

Descrição

O Herbário UB acaba de completar 60 anos e emerge como uma instituição que acumulou um acervo de mais de 276.000 amostras botânicas ao longo de seis décadas, sendo o maior acervo mundial da Flora do Cerrado, o maior do Centro-Oeste e estar entre os 5 maiores do Brasil. Ciente da importância e alicerçando a ideia de criação de Museus na nova Capital, incluindo um Museu de Ciência, é de Darcy Ribeiro as regras do primeiro convênio do Herbário UB com o Jardim Botânico de Nova Iorque, ainda em 1963, denominado “Plantas do Planalto” o que, sem dúvida, foi um dos passos fundamentais para a grandiosidade do que é hoje o UB. De 1967 a 1969 coletas foram feitas por membros da Expedição Anglo-Brasileira Xavantina-Cachimbo (mais conhecida como Expedição Mato Grosso Conjunta da Royal Society/Royal Geographical Society) para realizar um levantamento pela Fundação Brasil Central. A base logística da expedição era a UnB. A história recente e atual do Herbário permanece intensa, e marcada pela multiplicidade da Equipe atual, levando o UB à parcerias diversas, nutrindo a esperança de um futuro sustentável no qual a economia e a conservação sejam parceiras no olhar para o Cerrado, neste momento tão impactado por perdas de grandes áreas de vegetação nativa.É importante no acervo, os mais de 2.300 tipos de plantas, que é a amostra a qual, o nome de uma espécie é permanente ligado, como se fosse a “carteira de identidade” do nome.Mais de 50.000 amostras do Herbário UB possui imagem ,mas nesse momento, contamos com uma bolsista de Apoio Técnico Nível Superior pelo CNPq, com recursos do Herbário Virtual REFLORA, para acelerarmos a obtenção de imagens.Ao Herbário UB estão associadas uma carpoteca e a xiloteca, com um especialista em anatomia da madeira. O acervo de Criptógamas merece destaque no cenário nacional por englobar Líquens, Algas, Briófitas e Pteridófitas (Lycophytas e Monilophytas). A equipe do Herbário é composta por 7 Professores Doutores do quadro permanente da UnB, estando associado a um Programa de Pós-Graduação em Botânica (PPG/BOT). Há dois professores doutores aposentados, mas que permanecem associados ao Herbário e ao PPG/BOT e dois colaboradores externos. A equipe conta também com especialistas em Criptógamas e Briófitas. O UB possui dois técnicos, dois estagiários mantidos pela UnB com carga-horária de 30 horas/semana, um bolsista REFLORA com 20 horas/semana, 18 meses de bolsas de Apoio Técnico Nível Médio, oriundas da parceria com o Centro de Referências em Informação sobre Plantas (CRIA) e mais de 10 voluntários, matriculados na disciplina de Técnicas de Herbário.

Registros de Dados

Os dados deste recurso de ocorrência foram publicados como um Darwin Core Archive (DwC-A), que é o formato padronizado para compartilhamento de dados de biodiversidade como um conjunto de uma ou mais tabelas de dados. A tabela de dados do núcleo contém 6.100 registros.

Também existem 2 tabelas de dados de extensão. Um registro de extensão fornece informações adicionais sobre um registro do núcleo. O número de registros em cada tabela de dados de extensão é ilustrado abaixo.

Occurrence (core)
6100
Identification 
850
Multimedia 
848

This IPT archives the data and thus serves as the data repository. The data and resource metadata are available for download in the downloads section. The versions table lists other versions of the resource that have been made publicly available and allows tracking changes made to the resource over time.

Versões

A tabela abaixo mostra apenas versões de recursos que são publicamente acessíveis.

Como citar

Pesquisadores deveriam citar esta obra da seguinte maneira:

Oliveira R C D (2024). UB - Herbário da Universidade de Brasília. Jabot - Banco de Dados da Flora Brasileira. Version 1.40. No organisation. Occurrence dataset. https://ipt.jbrj.gov.br/jabot/resource?r=hub&v=1.40

Direitos

Pesquisadores devem respeitar a seguinte declaração de direitos:

This work is licensed under a Creative Commons Attribution (CC-BY 4.0) License.

GBIF Registration

Este recurso não foi registrado pelo GBIF

Palavras-chave

Occurrence; Specimen; Occurrence

Contatos

Regina Célia de Oliveira
  • Provedor Dos Metadados
  • Originador
  • Ponto De Contato
Curadora
Universidade de Brasília
Herbário Departamento de Botânica Universidade de Brasília ICB, Bloco D, Térreo
70910-900 Brasília
DF
BR
(51)3714-7000
Luís Alexandre Silva
  • Ponto De Contato
Database manager
Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Rua Pacheco Leão 915
22460-030 Rio de Janeiro
RJ
BR

Cobertura Geográfica

Global

Coordenadas delimitadoras Sul Oeste [-81,97, -179,285], Norte Leste [87,333, 177,534]

Cobertura Taxonômica

N/A

Reino Plantae
Família ROSACEAE, ASTERACEAE, LEUCOBRYACEAE, TURNERACEAE, FABACEAE, BROMELIACEAE, MELASTOMATACEAE, INDETERMINADA, VITACEAE, MYRTACEAE, SANTALACEAE, RUBIACEAE, CELASTRACEAE, GENTIANACEAE, POACEAE, OCHNACEAE, MALVACEAE, OXALIDACEAE, LOGANIACEAE, BORAGINACEAE, PHYLLANTHACEAE, CHRYSOBALANACEAE, ICACINACEAE, ANNONACEAE, APIACEAE, MORACEAE, LAMIACEAE, ANACARDIACEAE, CLUSIACEAE, SAPINDACEAE, THUIDIACEAE, CYPERACEAE, PIPERACEAE, ADOXACEAE, BIGNONIACEAE, ACANTHACEAE, INDET, CALYMPERACEAE, EUPHORBIACEAE, LAURACEAE, DITRICHACEAE

Cobertura Temporal

Data Inicial / Data final 1018-12-04 / 2024-02-12

Metadados Adicionais

Identificadores alternativos https://ipt.jbrj.gov.br/jabot/resource?r=hub