O Herbário Prof. Jorge Pedro Pereira Carauta (HUNI) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) é uma instituição com fins de ensino, pesquisa e extensão, localizada no Instituto de Biociências da UNIRIO, no Campus da Praia Vermelha, no Bairro da Urca, na cidade do Rio de Janeiro. Credenciado junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN) como Instituição Fiel Depositária de componentes do Patrimônio Genético, o HUNI tem como diretrizes: (i) recuperar, abrigar e preservar exemplares representativos da flora brasileira, com ênfase na Vegetação de Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro e ecossistemas associados, e na Flora Ficológica Fluminense; (ii) desenvolver, em conjunto com os Laboratórios da UNIRIO e através de parcerias, projetos que colaborem com o conhecimento e a preservação da Biodiversidade Vegetal Brasileira, apoiando atividades de ensino, pesquisa e extensão; (iii) estabelecer estratégias de manutenção, expansão, informatização e digitalização do seu acervo. O patrimônio do HUNI é composto pelas Coleções Científicas de plantas desidratadas (Coleção Herborizada) e de plantas fixadas em meio líquido (Coleção Líquida). Os exemplares que as compõem são provenientes basicamente de coletas realizadas por professores e seus alunos (de graduação e pós-graduação), motivadas pelos seus trabalhos de pesquisa, na maioria, relacionados ao Departamento de Botânica da UNIRIO. Além disso, o acervo também é composto por materiais provenientes de doações e/ou permuta com outros herbários. O HUNI é cadastrado na Rede Brasileira de Herbários e no Index Herbariorum e tem seu acervo disponível no JABOT, sistema de gerenciamento de Coleções do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e na Plataforma SpeciesLink, um sistema de informação distribuído para coleções biológicas, formando uma rede colaborativa administrada pelo CRIA (Centro de Referência em Informação Ambiental). Atualmente, o acervo é composto por cerca de 6400 amostras, todas informatizadas e acessíveis via JABOT ou SpeciesLink. Destas amostras, cerca de 2% são de samambaias e licófitas, 5% são de briófitas sensu latu, 32% de angiospermas (3 materiais typus) e 61% de algas (um material typus). Do total, 80% estão conservadas em exsicatas e 17% em solução aquosa (etanol 70% ou formol 4%), com 3% em ambas as modalidades.
この オカレンス(観察データと標本) リソース内のデータは、1 つまたは複数のデータ テーブルとして生物多様性データを共有するための標準化された形式であるダーウィン コア アーカイブ (DwC-A) として公開されています。
コア データ テーブルには、316 レコードが含まれています。
拡張データ テーブルは2 件存在しています。拡張レコードは、コアのレコードについての追加情報を提供するものです。 各拡張データ テーブル内のレコード数を以下に示します。
この IPT はデータをアーカイブし、データ リポジトリとして機能します。データとリソースのメタデータは、 ダウンロード セクションからダウンロードできます。 バージョン テーブルから公開可能な他のバージョンを閲覧でき、リソースに加えられた変更を知ることができます。
次の表は、公にアクセス可能な公開バージョンのリソースのみ表示しています。
研究者はこの研究内容を以下のように引用する必要があります。:
Zorat Cordeiro S (2025). HUNI herbarium - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Herbário Virtual REFLORA. Version 1.9. Instituto de Pesquisas Jardim Botanico do Rio de Janeiro. Occurrence dataset. https://ipt.jbrj.gov.br/reflora/resource?r=huni&v=1.9
Litoral do Estado do Rio de Janeiro - restingas e algas marinhas
| 座標(緯度経度) |
南 西 [-23.765, -44.78], 北 東 [-20.756, -40.693] |