Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil - Parque Nacional do Itatiaia (PNI)

Versão mais recente publicado por Instituto de Pesquisas Jardim Botanico do Rio de Janeiro em Oct 30, 2019 Instituto de Pesquisas Jardim Botanico do Rio de Janeiro

O desenvolvimento de novas ferramentas integrativas e dinâmicas para gestão dos dados sobre biodiversidade é fundamental para um país megadiverso como o Brasil, que conta com uma ampla rede de UCs federais, estaduais e municipais. Mesmo com os avanços obtidos nas duas últimas décadas relacionados com a publicação online dos dados associados às coleções biológicas e a ampliação de estudos de inventários, o conhecimento relativo à flora protegida na rede de UCs do Brasil ainda é disperso na literatura e, de certa forma, pouco acessível tanto para os profissionais que a estudam, quanto para aqueles encarregados de proteger e preservar a biodiversidade. O Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil é lançado como uma ferramenta inovadora, desenvolvida para atender à necessidade fundamental de conhecimento e acesso à informação sobre a biodiversidade protegida por cada UC brasileira. O objetivo do catálogo é disponibilizar online a lista de espécies de Briófitas, Licófitas, Samambaias, Gimnospermas e Angiospermas ocorrentes em UCs do Brasil. Os usuários do catálogo podem ter acesso à imagem de um exemplar testemunho representativo da espécie na unidade de conservação pesquisada, proveniente do Herbário Virtual Reflora ou do Jabot. Também é possível conferir o grau de ameaça da espécie atribuído pelo Centro Nacional de Conservação da Flora. Neste momento, o catálogo disponibiliza a lista de espécies de plantas do Parque Nacional do Itatiaia. As listas de espécies de plantas do Parque Nacional do Caparaó e da Flona do Rio Preto serão disponibilizadas em um prazo máximo de dois anos. Esperamos que esta plataforma sirva como estímulo à inclusão das listas de espécies de plantas de todas as UCs do Brasil, propiciando a disseminação do conhecimento sobre a biodiversidade em áreas protegidas.

Registros de Dados

Os dados deste recurso de checklist foram publicados como um Darwin Core Archive (DwC-A), que é o formato padronizado para compartilhamento de dados de biodiversidade como um conjunto de uma ou mais tabelas de dados. A tabela de dados do núcleo contém 2,312 registros. Também existem 1 tabelas de dados de extensão. Um registro de extensão fornece informações adicionais sobre um registro do núcleo. O número de registros em cada tabela de dados de extensão é ilustrado abaixo.

  • Taxon (core)
    2312
  • TypesAndSpecimen 
    2312

Este IPT armazena os dados e, portanto, serve como um repositório de dados. Os dados e os metadados do recurso estão disponíveis para download no seção de downloads. A tabela de versões lista outras versões do recurso que foram disponibilizadas ao público e permite o rastreamento das alterações realizadas no recurso ao longo do tempo.

Downloads

Baixe a última versão do recurso de dados, como um Darwin Core Archive (DwC-A) ou recurso de metadados, como EML ou RTF:

Dados como um arquivo DwC-A download 2,312 registros em English (181 KB) - Frequência de atualização: mensalmente
Metadados como um arquivo EML download em Portuguese (9 KB)
Metadados como um arquivo RTF download em Portuguese (9 KB)

Versões

A tabela abaixo mostra apenas versões de recursos que são publicamente acessíveis.

Como citar

Pesquisadores deveriam citar esta obra da seguinte maneira:

Carrijo TT, Alves-Araújo AG, Amorim AMA, Barbosa DEF, Barcelos LB, Baumgratz JF, Bevilacqua TF, Bueno VR, Coelho RLG, Costa DP, Couto DR, Delgado CN, Dutra VF, Ferreira DM, Furtado SG, Gioacomin LL, Goldenberg R, Gomes M, Gonzaga DR, Guimarães EF, Heiden G, Kameyama C, Labiak PHE, Lírio EJ, Lohmann LG, Matos, FB, Moraes PLR, Meireles LD, Menini-Neto L, Moreira MM, Morim MP, Mota MCA, Oliveira, JRPM, Pastore JFB, Pederneiras LC, Pereira LC, Rapini A, Salimena FRG, Silva AV, Silva-Neto SJ, Sobral MEG, Souza MC, Sylvestre LS, Trovó M, Viana PL, Forzza RC. 2018. Lista de espécies de plantas terrestres do Parque Nacional do Itatiaia. In: Catálogo de Plantas das Unidades de Conservação do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: [https://catalogo-ucs-brasil.jbrj.gov.br].

Direitos

Pesquisadores devem respeitar a seguinte declaração de direitos:

O editor e o detentor dos direitos deste trabalho é Instituto de Pesquisas Jardim Botanico do Rio de Janeiro. This work is licensed under a Creative Commons Attribution (CC-BY) 4.0 License.

GBIF Registration

Este recurso foi registrado no GBIF e atribuído ao seguinte GBIF UUID: 021cf0d3-aae6-417d-8682-ae535d17de89.  Instituto de Pesquisas Jardim Botanico do Rio de Janeiro publica este recurso, e está registrado no GBIF como um publicador de dados aprovado por GBIF Brazil.

Palavras-chave

Occurrence; Inventoryregional

Contatos

Quem criou esse recurso:

Rafaela Forzza
JBRJ Rua Pacheco Leão - 915 22411-030 Rio de Janeiro RJ BR 21979477285

Quem pode responder a perguntas sobre o recurso:

Rafaela Forzza
JBRJ Rua Pacheco Leão - 915 22460-030 Rio de Janeiro RJ BR +552132042082

Quem preencher os metadados:

João Lanna
Rio de Janeiro Botanical Garden Rio de Janeiro RJ BR

Cobertura Geográfica

The Parque Nacional do Itatiaia (PNI) comprises the municipalities of Bocaina de Minas and Itamonte in Minas Gerais, and Itatiaia and Resende in the state of Rio de Janeiro (22º19'-22º45' S and 44°45'-44°50'W), within the Serra da Mantiqueira mountain range. The altitudinal range in PNI varies between 700 and 2,787 m, the latter at the summit of the “Pico das Agulhas Negras”.

Coordenadas delimitadoras Sul Oeste [-22, -44], Norte Leste [-22, -44]

Dados Sobre o Projeto

This project will build on the experiences from the GBIF nodes of Argentina, Brazil, Colombia, Chile, Ecuador, Guatemala, Mexico, Peru and Uruguay with the associations CyTeD and Andino NET, to conduct a regional project defining consensus procedures for the development of national species checklists. A focus will be placed on achieving compatibility of databases with existing ones. Aiming for a broad coverage of users, outcomes will be published in Spanish, Portuguese and English. Through a program to “train the trainers”, the knowledge gained from capacity dissemination events can be replicated to national and specific contexts. Additionally, a pilot checklist dataset per country will be published in the GBIF data network.

Título Increasing capacities to develop National Species Checklists in the Latin America and the Caribbean Region
Identificador CESP2018-011, https://www.gbif.org/project/1tM8FmqzlyGMmUiIMaaSsI/increasing-capacities-to-develop-national-species-checklists-in-the-latin-america-and-the-caribbean-region
Financiamento GBIF CESP Program – CESP 2018-011

O pessoal envolvido no projeto:

Rafaela Forzza

Metadados Adicionais

Identificadores alternativos 021cf0d3-aae6-417d-8682-ae535d17de89
http://ipt.jbrj.gov.br/jbrj/resource?r=catalogoucs