Descrição
O herbário BRBA foi fundado em 2007, neste período tendo as siglas ICADS como código oficial, vinculado ao Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (ICADS) que pertencia à Universidade Federal da Bahia (UFBA). A partir de 2013 quando o campus passou a ser Universidade Federal do Oeste da Bahia (Lei 12.825/2013) o herbário mudou de sigla, herbário BRBA, vinculado então à nova Universidade Federal do Oeste da Bahia. Desde sua fundação, o herbário tem atuado na formação direta de vários profissionais na área Ambiental, nas áreas de Botânica, Anatomia Vegetal, Ecologia, Etnobotânica e Fitoquímica servindo como base para os principais estudos do curso de graduação em Ciências Biológicas e Química (existentes desde 2007) e principalmente ao curso de Pós-graduação em Ciências Ambientais da instituição (existente desde 2010). Após tornar-se uma nova instituição federal, a universidade abriu também novos cursos de graduação que atualmente também vêm utilizando o herbário como base em estudos científicos, como os cursos de Agronomia e de Farmácia (existentes desde 2014). Atualmente, o herbário conta com cerca de 8.000 espécimes com rotatividade moderada de recebimento de materiais provenientes de pesquisa e aulas didáticas dentro da própria instituição, assim como materiais recebidos por meio de permuta e empréstimos de outras instituições. As principais instituições de constante parceria são a Universidade Estadual da Bahia em Barreiras (UNEB/Barreiras), onde também há um curso de Agronomia e de Ciências Biológicas; da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB, herbário HUFRB); Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS, herbário HUEFS) e do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ, herbário RB). A localização geográfica do herbário também é muito favorável ao crescimento constante da coleção, o herbário BRBA está localizado em área de cerrado com transição para a Caatinga, e extensas áreas de afloramentos cársticos. Há diversas coletas próximas, principalmente remanescentes de cerrado e de caatinga, sendo também a única coleção representativa de toda região Oeste da Bahia.
Registros de Dados
Os dados deste recurso de ocorrência foram publicados como um Darwin Core Archive (DwC-A), que é o formato padronizado para compartilhamento de dados de biodiversidade como um conjunto de uma ou mais tabelas de dados. A tabela de dados do núcleo contém 6.636 registros.
Também existem 2 tabelas de dados de extensão. Um registro de extensão fornece informações adicionais sobre um registro do núcleo. O número de registros em cada tabela de dados de extensão é ilustrado abaixo.
This IPT archives the data and thus serves as the data repository. The data and resource metadata are available for download in the downloads section. The versions table lists other versions of the resource that have been made publicly available and allows tracking changes made to the resource over time.
Versões
A tabela abaixo mostra apenas versões de recursos que são publicamente acessíveis.
Como citar
Pesquisadores deveriam citar esta obra da seguinte maneira:
Rando J G (2025). BRBA - Herbário da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Jabot - Banco de Dados da Flora Brasileira. Version 1.62. No organisation. Occurrence dataset. https://ipt.jbrj.gov.br/jabot/resource?r=brba&v=1.62
Direitos
Pesquisadores devem respeitar a seguinte declaração de direitos:
This work is licensed under a Creative Commons Attribution (CC-BY 4.0) License.
GBIF Registration
Este recurso não foi registrado pelo GBIF
Palavras-chave
Occurrence; Specimen; Occurrence
Contatos
- Provedor Dos Metadados ●
- Originador ●
- Ponto De Contato
- Curador
- Rua Professor José Seabra Lemos, 316, Recanto dos Pássaros
- Ponto De Contato
- Gerenciador de bases de dados
- Rua Pacheco Leão 915
Cobertura Geográfica
Oeste da Bahia
Coordenadas delimitadoras | Sul Oeste [-15,327, -47,197], Norte Leste [-8,451, -40,034] |
---|
Metadados Adicionais
Identificadores alternativos | https://ipt.jbrj.gov.br/jabot/resource?r=brba |
---|